*




22 de mar. de 2009

E a vida acontece...

Ontem revi uns amigos/amigas, ficamos a conversar. Conversar é uma oportunidade de exercitar a compreensão e a confiança. Quando a conversa acaba e cada um segue seu destino, a presença dos assuntos e das alegrias do encontro permanece por mais um tempo no corpo e no espírito. Encontro é outra oportunidade de conviver com o inesperado. Viver o inesperado acrescenta outras estruturas aos sentidos. E a vida acontece...

14 de mar. de 2009

Mundo visível

Orquídeas - Escola Waldorf Micael - Fortaleza/Ce
Foto: Marrli Reis



Hoje aconteceu a última etapa do Curso de Artes em Pintura de Aquarela com o Professor Luzius Zaeslin promovido pela Escola Waldorf Micael/Fortaleza/Ceará. Participei do curso, o que resultou em vivências belíssimas. Experiências do que papel, pincéis, água, tintas podem fazer se conduzidas pela atmosfera anímica de compreensão, leveza, fluência de imagens mentais e técnica. As etapas ficaram ecoando em minha memória, trazendo impressões do que meus sentidos apreenderam, e para facilitar, o local era aberto, coberto por telhas, rodeado por um lindo jardim com muitas flores - orquídeas enfeitando troncos de árvores, e em meio a tudo, hoje, uma manhã com chuva fina. Bem, posso mesmo dizer que os acontecimentos foram propícios a encher a vida de "Arte" e encanto.

Compartilho uma das fotos deste dia e a pintura de aquarela "peixes no fundo do mar" postada ao lado.

Você que lê, já teve - ou continua tendo - experiências em retratar suas impressões anímicas na relação com a Arte?... Vivências sonoras, sensações intuitivas, inspirações poéticas... O que faz a vida ficar melhor! É assim?!

10 de mar. de 2009

Um pouquinho mais sobre "Meditar"

Fortaleza/Ce - Estrada da Cofeco
Foto: Marli Reis


A mais importante jornada que você pode fazer é a jornada interna. Essa é a jornada para a verdade de quem você realmente é. É o lugar, além da consciência de cada dia, onde o fortalecimento espiritual começa. O poder espiritual nos dá poder para escolhermos pensamentos criativos em vez de pensar de forma automática; dar resposta pró-ativa em vez de reação; paz, amor e harmonia ao invés de estresse, conflito e caos. (Origem: www.bkwsu.org/brazil; Organização Brahma Kumaris)

.............................................................................................................................................

O que faz com que uma pessoa queira seguir um caminho meditativo? Qualquer um de nós tem um sentimento de que o que somos na vida cotidiana não é tudo; algo vive dentro de nós acima dessa vida. Pode-se dizer que existe, em cada um, um desejo de se elevar a algo superior.

Rudolf Steiner dá uma condição fundamental para o caminho, que está no livro Como se Adquirem Conhecimentos dos Mundos Superiores: é o sentimento de veneração, pois só se pode desenvolver o conhecimento dos mundos superiores se se considera que há algo superior por detrás das aparências.

(Origem: http://sab.org.br/antrop/medit-pal-Zimm.htm; Meditação: Como? Quando? O que? /H. Zimmermann - Membro da diretoria da Sociedade Antroposófica Geral no Goetheanum, Dornach, Suíça)

.............................................................................................................................................

Para uns, bom é meditar diariamente, outros, diariamente e várias vezes ao dia, a forma varia, a intensidade também. Fica aqui o assunto como possibilidade...

9 de mar. de 2009

Esse tempo pra meditar

Fortaleza/Ce - Porto D"Aldeia Resort (pátio)
Foto: Marli Reis



A vida acontece nos encontros, na solitude, no mundo das emoções e pensamentos. Momentos que vão compondo as experiências e se acumulam pelas vivências ou pelo conhecimento espiritual - zelo pelos pensamentos de paz, conexão com a quietude. Esses momentos podem encher de positividade o cotidiano, nesse trânsito, ajudar a encontrar o discernimento para que se possa lidar melhor com as adversidades, propiciar a clareza necessária para as escolhas na hora das decisões. São essas paradas e reflexões que também dão suporte para uma vida com mais qualidade, para uma vida plena. Então, meditar sobre as virtudes anímicas que fazem parte da essência do ser humano, nossa essência, pode fazer renascer, de modo sempre mais abrangente, o poder do amor, da paz, da luz espiritual. Tirar um tempo pra meditar...

7 de mar. de 2009

Falando sobre "o que passa"...



Hoje vejo no espelho refletido o rosto de outra pessoa. Um pouco calma, um pouco pensativa, um pouco silenciosa. Uma pessoa dentro de um mundo diferente. Mundo sentido, mundo encantado, mundo gigante. Outra pessoa sorri, a visão se evapora, a imagem agora mudou...

4 de mar. de 2009

Considerações sobre "Contos de Fadas"

(em minha biblioteca)
Foto de Marli Reis


Desde tempos remotos que a humanidade registra seus acontecimentos através de imagens, registros que foram tomando a forma de símbolos como resultado da interação do homem com o meio, que por sua vez foram se aperfeiçoando, transformando-se em traços, letras, palavras, livros. Esse processo evolutivo das civilizações trouxe facilidades na comunicação e uma riqueza de experiências artísticas ao contexto familiar, social e escolar.

As ocorrências mais significativas foram repassadas entre gerações e muitas delas, em forma de contos sobre um mundo de príncipes e princesas, duendes, anões, gigantes, lobos, dragões, bruxas e muitos outros personagens que assustam e encantam, numa alternância do pensar e sentir.

Quem não gosta de histórias? Que criança não pára diante do mundo encantado de príncipes corajosos, princesas gentis, fadas bondosas, bruxas malvadas, lobos ferozes, dragões raivosos? Até mesmo os adultos são agraciados pelos benefícios de um conto.

É possível encontrar nos contos de fadas acontecimentos que se relacionam ao mundo imaginário do ser humano ou mesmo a emoções contidas. Nesse encontro, uma luz se acende, percepções são despertadas, decisões corretas são tomadas. Por fim, a vida vai se construindo pelo aperfeiçoamento do mundo interno de cada um, formando novos significados pelos caminhos simbólicos dos contos.

Além do valor simbólico existente nos contos de fadas, pode-se ressaltar a importante função da ativação da capacidade de atenção, concentração e fortalecimento da criatividade, advindos da relação como ouvinte ou leitor.


Escrito por Marli Reis